Páginas

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Império dos sentidos




Recluso e reservado ao silencioso cume de uma colina, tal um lobo solitário, vive um senhor no alto dos seus setenta anos: Altura mediana, cenho fechado, sobrancelhas arqueadas e disformes, olhos opacos – suponho que antes cristalinos, de um cinza aflitivo, resultado da catarata, desenho assimétrico das medidas cranianas, cabelos brancos e ralos. Pelos movimentos táteis e característicos, observo os passos cambaleantes de um deficiente visual.

Aquele olhar translúcido me inquieta e atinge os meus olhos que cobiçam direções tão passageiras e inúteis. Uma pergunta me sacode: Por que meus olhares são tão cegos?

Não sei o seu nome e nem o conheço de perto. Sei apenas que perdeu a mulher e filhos, que passa as tardes numa cadeira de balanço e tem como companheiros um pássaro numa gaiola velha e um cão vira-latas. Apesar da sua aparente indiferença, deixa que uma das suas mãos castigadas pelo tempo seja depositada na cabeça do animal. Arredio à socialização com os homens, dobra-se ao amor bruto e “irracional”.

Aquela cena me atinge e as lágrimas ameaçam escorregar e desafiar meu equilíbrio são controladas. Sinto nascer o ímpeto urgente de puxar uma cadeira e entender como são concebidas suas sensações. Após desatinada reflexão, concluí que aquela relação desarmada era mais que um amor incondicional, transcendia a prescrição da lealdade e da confiança. Configurava-se, sobretudo num pacto sem arranhões.

As pessoas olham naturalmente e da mesma forma, não se concentram no objeto da mira. Ele, destituído do sentido visual, sente. Seja pelo tato ou pelas emoções, agora extremamente potencializadas.

As perspectivas dele são outras. A visualização pelos olhos encobre a sensibilidade da alma e impossibilita que outros olhares sejam ativados.

Largo-me na cama, espalho fotos e lembranças... Certa nostalgia enlaça minhas certezas. Traduzo a mensagem com a leitura perene: O sentido da vida consiste em olhar e ver verdadeiramente. Não atravessamos incólumes pela vida. Estamos expostos e suscetíveis ao crivo da natureza. De repente, de assombro, alguém adentra o recinto, invade meu espaço e pergunta: Você viu o dia lá fora?

Assim, a vida continua...

                                                         

     

     



     

     




























Nenhum comentário:

Postar um comentário